Anais XIX Seminário
ANAIS XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE
Apresentação - clique aqui
Normas de publicação - clique aqui
Expediente - clique aqui
ISSN: 2596 – 3112
TRABAHOS APROVADOS:
LINHA DE PESQUISA I - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
Gramsci e a educação de pessoas trabalhadoras: desafios de tradutibilidade e filologia |
JÚLIO CÉSAR APOLINÁRIO MAIA
Profa. Maria Margarida Machado |
https://drive.google.com/file/d/1HcDVKDSK1tU2CWkSSLS43eVpW9suIqO9/view?usp=sharing |
Mais do mesmo! a ressignificação do ensino rural: projeto Goiás Tec - nova modalidade de ensino na educação rural no estado de Goiás |
LUCIANA ARMINDA ALVES GOMES
Prof. José Paulo Pietrafesa |
https://drive.google.com/file/d/1EAkbZcmHYeI68ybK7Tz8u74IG5VNCveY/view?usp=sharing |
Educação e precarização do trabalho: estudo sobre uma cooperativa de reciclagem na cidade de Goiânia |
EMANUELL LOPES BARROS OLIVEIRA
Profa. Amone Inácia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1XSuSABwlCRB1BrOKYSaxw5jLsQv9g5Uu/view?usp=sharing |
Educação escolar urbana para indígenas: o caso dos A’UWÊ UPTABI em Nova Xavantina e Campinápolis |
AILA OLIVEIRA SERPA
Prof. José Paulo Pietrafesa |
https://drive.google.com/file/d/1ZTnRxe_-DKlgrmgHK_7nNQff6QULB7Qz/view?usp=sharing |
Memórias necessárias: narrativas e histórias de mulheres negras quilombolas do município de Monte Alegre de Goiás |
IVONE XAVIER MENDES
Profa. Amone Inácia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1jccSA_It9wrx0m5415PMsNt9vaRfshlL/view?usp=sharing |
ASCORALINAS: mulheres em movimentos |
JOANA DE OLIVEIRA FERREIRA PAIVA
Profa. Amone Inácia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1eRmWh7UcT4qjP0dvbYb_NJNrmdf8AIP0/view?usp=sharing |
O estágio supervisionado e a pandemia no ICB: o relato dos orientadores |
SINARA ANTÔNIA FERREIRA PRADO
Profa. Amone Inácia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1tM07voVc84FVOGMbMqql64Fvh_HNeBsZ/view?usp=sharing |
LINHA DE PESQUISA II - Estado, Políticas e História da Educação
O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (PECIM) no período 2019 a 2022: regulamentação, adesão e resistências |
AMANDA MARQUES TOMAZINI
Profa. Miriam Fábia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1V35vaHJIwUDvZJnwn-9DoL_kFj-jHWRm/view?usp=sharing |
O financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no período de 2010 a 2021: o caso da rede municipal de ensino de Goiânia |
FERNANDA FERREIRA GOMES
Prof. Nelson Cardoso do Amaral |
https://drive.google.com/file/d/1cD9YXvQDBFQ3_tE87TAGo4pvfStIOn7r/view?usp=sharing |
Educação básica em tempos de pandemia de COVID-19: processos de tomada de decisão do estado de Goiás entre 2020 e 2021 |
FERNANDO WAGNER DA COSTA
Profa. Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
https://drive.google.com/file/d/1OgoFopZDYiHW5aJh8EEM7HOgV4bKh2wH/view?usp=sharing |
A reforma do ensino médio e os itinerários formativos: autonomia ou esvaziamento da formação? |
LUANY IRENE DE SOUZA BARBOSA
Profa. Karine Nunes de Moraes |
https://drive.google.com/file/d/1uqZ-xGCBXwPJbMM5zDx1OIcbMvh-V7Zq/view?usp=sharing |
A formação das alunas da escola normal Nossa Senhora Auxiliadora (Anápolis/GO – 1937/1946) |
MANAEL BEM-ELSHAD JENNIFER ST FORT
Profa. Miriam Fábia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1NpjSqc7qIt7e8jCxqSfmuPUXU2Xr1mEw/view?usp=sharing |
Memória e História: registros fotográficos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG (1968-2018) |
DANIELLY CARDOSO DA SILVA
Profa. Diane Valdez |
https://drive.google.com/file/d/1rx0BDvulcH8HnIKj5TRjfPbM3bLLcUbO/view?usp=sharing |
Impactos do novo FUNDEB para a política de educação infantil, no período de 2021 a 2024 |
ELIANE FERNANDES
Prof. Nelson Cardoso Amaral |
https://drive.google.com/file/d/17X-9RiYL8Jj8P4FXCcmeXcuvLMEZyEpv/view?usp=sharing |
A reforma do Ensino Médio (lei nº13415/17) em Goiás: o caso do Centro de Ensino de Período Integral - CEPI Professor Pedro Gomes |
HEMANUELLE DI LARA SIQUEIRA JACOB
Prof. João Ferreira de Oliveira |
https://drive.google.com/file/d/1QBYg7_oN6F1B0JTIgy_smnegcWio-6SH/view?usp=sharing |
Autoavaliação institucional e constituição da cultura institucional a partir do SINAES: estudo de caso da UEG |
JOICY MARA REZENDE ROLINDO
Profa. Lúcia Maria de Assis |
https://drive.google.com/file/d/1FnhDBDC80M8mWgTeALilwF3akD-cZfz7/view?usp=sharing |
Censo escolar da educação básica e direito à educação no Brasil: elementos históricos, relações, contribuições e potencialidades |
LUCIANO ABRÃO HIZIM
Prof. João Ferreira de Oliveira |
https://drive.google.com/file/d/1a0wWJgcCd-2hp_nm7fGmJJEQiBt37e4Y/view?usp=sharing |
O lugar da educação superior a distância na formação de professores no Brasil, Argentina e México |
MARIA APARECIDA RODRIGUES DA FONSECA
Profa. Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
https://drive.google.com/file/d/1tbh_uYMjPzDfCtv5kgvAMZy1RXfN8lSS/view?usp=sharing |
Os jesuítas e a organização da Universidade Católica de Goiás: percursos históricos e desafios de uma ordem religiosa no ensino superior em Goiás (1954-1979) |
MAXIMILLIANO GONÇALVES DA COSTA
Profa. Miriam Fábia Alves |
https://drive.google.com/file/d/1duPMOow5l_7oTtKZXFT0WQnK2JZFR-xh/view?usp=sharing |
A reforma educacional Pacto pela Educação no estado de Goiás: as implicações no trabalho docente |
SUELY PEREIRA DE SOUSA
Profa. Lúcia Maria de Assis |
https://drive.google.com/file/d/13E5s3AVjlZ2o9pP_WIUdBS49tEv3H0tS/view?usp=sharing |
LINHA DE PESQUISA III - Cultura e Processos Educacionais
Cinema, escola e infância: da poética do cotidiano infantil à potência do gesto criativo |
LUCIANA ALVES RODRIGUES
Profa. Rita Márcia Magalhães Furtado e Profa. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha (coorient.) |
https://drive.google.com/file/d/1L2zFqWz4bjvhi5zfjlnOCQSGsFipWcYm/view?usp=sharing |
A imaginação, os processos criativos e o brincar no desenvolvimento da criança |
PRISCILA LORRANE ARAÚJO ALVES
Profa. Márcia Ferreira Torres Pereira |
https://drive.google.com/file/d/1i_V65cPWOMUwPiOBDZqFJDvUz4RCS53l/view?usp=sharing |
O potencial formativo da literatura de Paulo Leminski: contradições da racionalidade administrada |
REJANE ALVES PEREIRA
Profa. Silvia Rosa da Silva Zanolla |
https://drive.google.com/file/d/1N41XIBDZY22IzDse6GaF6ptGGeLLJAET/view?usp=sharing |
Os processos educacionais na comunidade Kalunga de Monte Alegre de Goiás: reconhecimento e valorização da cultura |
SIZENY NARCISO DE MORAES
Prof. Márcio Penna Côrte Real |
https://drive.google.com/file/d/1iDg4bpGggjPuRKvPygymG3TdXe6j1qI-/view?usp=sharing |
As estratégias para permanência na Educação Superior: trajetórias de jovens universitários de camadas populares |
RUBIANNY MARIA SALES ROCHA
Profa. Rita Márcia Magalhães Furtado |
https://drive.google.com/file/d/1q-bxt_UcmWgunIKL2EzxlmR4lnOpdOB_/view?usp=sharing |
Formação humana e experiência estética na canção de Milton Nascimento |
KÉSIA MENDES BARBOSA OLIVEIRA
Prof. Márcio Penna Côrte Real |
https://drive.google.com/file/d/1jj3Htkwbco4yx4gGTTElccjSAiUGmUpV/view?usp=sharing |
Cultura e educação: discutindo a interculturalidade no contexto brasileiro bissau-guineense |
OSNIEL PAULO INSALI
Prof. Wilson Alves Paiva |
https://drive.google.com/file/d/1IVnQ8A-vAghzuOTShtIAFaz4g6Fw390_/view?usp=sharing |
O visível e o invisível na cultura cigana: uma educação para invisibilidade voluntária |
MARIA LÚCIA RODRIGUES
Prof. Wilson Alves de Paiva |
https://drive.google.com/file/d/1UgBmwKghV_Z60EbpBtx7Q99MH6VN5OR9/view?usp=sharing |
LINHA DE PESQUISA IV - Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo
Educação para a democracia: reflexões a partir de Edgar Morin |
ALFREDO HENRIQUE CORRÊA DE PAULA
Profa. Marilza Vanessa Rosa Suanno |
https://drive.google.com/file/d/1sAQZs200hbxMPKNVzKubMpRYa5JeeAGo/view?usp=sharing |
Escola e ecologia de saberes da floresta: a experiência do município de Parintins-AM |
TAYNNARA RODRIGUES DE O. FRANCO
Profa. Marilza Vanessa Rosa Suanno |
https://drive.google.com/file/d/1TbQ4_ct8FWMGTaKQPobGPHoe3qiwe2Es/view?usp=sharing |
Desafios e possibilidades na educação infantil: o protagonismo das crianças no processo educativo-pedagógico da pré-escola |
EDILENE FERNANDES DA COSTA DIAS
Profa. Ivone Garcia Barbosa |
https://drive.google.com/file/d/1k5OUJdH0DpD89PE3zosbhwHcofeGJ80x/view?usp=sharing |
Ouvindo professoras aposentandas: perspectivas sobre a identidade docente na educação infantil |
PATRÍCIA BARROS VIANA SIMONINI
Profa. Ivone Garcia Barbosa |
https://drive.google.com/file/d/1rC4aM53-BEglFidJaFJZrdwMoNazsKhp/view?usp=sharing |
Migrações internacionais, direitos humanos, educação e infância: intercruzamentos e aproximações para um diálogo necessário |
FERNANDA ALVES DE OLIVEIRA
Profa. Ivone Garcia Barbosa |
https://drive.google.com/file/d/1XsRAECSNbKXkKIMY9w9vA7LsZ25cgAg5/view?usp=sharing |
Educação matemática inclusiva: processos de ensino-aprendizagem de matemática aos alunos com deficiência na educação de jovens adultos |
WESLEY OLIVEIRA LUIZ
Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira |
https://drive.google.com/file/d/1R_kF0a32YTWeD68J0A-4GTkTxVg16iG2/view?usp=sharing |
A formação das pessoas com deficiência intelectual, para o mercado de trabalho, na cidade de Goiânia |
KIARA KARIZY GUIMARÃES DE MELO
Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira |
https://drive.google.com/file/d/1YFkr00_VjEMNc5eHzOz1yGrA3FK1rdi3/view?usp=sharing |
O profissional de apoio à inclusão na rede estadual de educação de Goiás: um olhar sobre o perfil, atribuições e formação inicial a partir da perspectiva inclusiva |
ANNY JACKELINE RODRIGUES DA SILVA
Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira |
https://drive.google.com/file/d/1AVLRGjDZOE6LufqC-0MolmXG_gvHpDqN/view?usp=sharing |
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil ofertado pelo NEPIEC-FE/UFG: do projeto formativo aos desdobramentos na formação e profissionalização docente |
ESTER ALVES LOPES MENDES
Profa. Ivone Garcia Barbosa |
https://drive.google.com/file/d/1t2eGvSf_04qZqH5NZCbXGZe0J8tQVoP6/view?usp=sharing |
A constituição dos grupos/núcleos de estudos e pesquisas da infância na região Centro-Oeste |
LILLIANE BRAGA ARRUDA
Profa. Ivone Garcia Barbosa |
https://drive.google.com/file/d/1CS6kT8FRMxS9MPIdSxaorRh8zyiEsvu7/view?usp=sharing |
LINHA DE PESQUISA V - Fundamentos dos Processos Educativos
A (re)produção de desigualdades educacionais: o fracasso escolar e a questão racial |
GABRIEL ROCHA FREITAS
Profa. Gina Glaydes Guimarães de Faria |
https://drive.google.com/file/d/1rJQG_neODXLQvLw3hx9wrmFqS83GoiT9/view?usp=sharing |
Educação socioemocional: um discurso neoliberal |
BEATRIZ PITA STIVAL
Profa. Gina Glaydes Guimarães de Faria |
https://drive.google.com/file/d/1Vc0P0RwQ3g4MX0bYzCy7rLAok0Askl0P/view?usp=sharing |
A educação profissional técnica em saúde de nível médio no Instituto Federal de Goiás: concepções e fundamentos |
PATRÍCIA SANTIAGO VIEIRA FURTADO
Profa. Marília Gouvea de Miranda |
https://drive.google.com/file/d/1Y0rLxUHIDSGy_wqF_mAz56mdz8msmNnZ/view?usp=sharing |
Crianças influencers no TikTok: que protagonismo é esse? |
ISADORA CRISTINA ACLESION MOREIRA
Profa Juliana de Castro Chaves |
https://drive.google.com/file/d/1a2cF6GVsUrRRRuqUH3mnY10KT0YGX0Oa/view?usp=sharing |
A racionalidade das músicas nacionais mais tocadas em rádios e plataformas digitais no Brasil e a semiformação |
FABIANO OLINTO DE OLIVEIRA
Profa Juliana de Castro Chaves |
https://drive.google.com/file/d/1NaUK22BjxI0jRniY6Pr4qKO1MzESHb2E/view?usp=sharing |
Resistência em sujeitos em situação de reprovação escolar: histórias, condutas e discursos em uma escola de ensino médio profissionalizante |
VALÉRIA ALVES DE LIMA
Profa. Anita Cristina Azevedo Resende |
https://drive.google.com/file/d/1-HR7w7nrYo3huW6x1HKgrTik2BFFPlv5/view?usp=sharing |
Grupos conservadores nas redes sociais digitais e a propaganda fascista: existem elos? |
JEISON DA SILVA MORES
Profa. Juliana de Castro Chaves |
https://drive.google.com/file/d/1M4wIt3Nbvs35RxLWtW7ukRfplj0KOB7i/view?usp=sharing |
Qualidade da educação em meio ao neoliberalismo |
ANA LUISA ROCHA CASTRO
Profa. Gina Glaydes Guimarães de Faria |
https://drive.google.com/file/d/1EEUSC4u9QZPDAUgnbtcvlev9RcmcI2cw/view?usp=sharing |
Processos de flexibilização na escola pública e suas relações com a reestruturação produtiva de acumulação flexível |
DARLYENE IVIANE DA COSTA SILVA
Profa. Marília Gouvea de Miranda |
https://drive.google.com/file/d/1CgZxs3pykx-eNRWeHEa1je-6vG3wk-PJ/view?usp=sharing |
Itinerários formativos no ensino médio: um estudo bibliográfico |
KAMILA BARROS VIANA
Profa. Gina Glaydes Guimarães de Faria |
https://drive.google.com/file/d/1Hr06eyCbw-R_56VXyfJOmOViZI9f9Cdm/view?usp=sharing |
As disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo do novo ensino médio - o caso do estado de Goiás |
ARLEAN CHAVES MARINHO
Profa. Marília Gouvea de Miranda |
https://drive.google.com/file/d/1Ma_ukdAep-zgygpdwAsctkK095YL4BoK/view?usp=sharing |