Anais XIX Seminário

ANAIS XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE

 

Apresentação  - clique aqui
Normas de publicação - clique aqui 

Expediente - clique aqui

ISSN: 2596 – 3112

TRABAHOS APROVADOS:

LINHA DE PESQUISA I - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais

Gramsci e a educação de pessoas trabalhadoras: desafios de tradutibilidade e filologia

JÚLIO CÉSAR APOLINÁRIO MAIA

 

Profa. Maria Margarida Machado

https://drive.google.com/file/d/1HcDVKDSK1tU2CWkSSLS43eVpW9suIqO9/view?usp=sharing

Mais do mesmo! a ressignificação do ensino rural: projeto Goiás Tec - nova modalidade de ensino na educação rural no estado de Goiás

LUCIANA ARMINDA ALVES GOMES

 

Prof. José Paulo Pietrafesa

https://drive.google.com/file/d/1EAkbZcmHYeI68ybK7Tz8u74IG5VNCveY/view?usp=sharing

Educação e precarização do trabalho: estudo sobre uma cooperativa de reciclagem na cidade de Goiânia

EMANUELL LOPES BARROS OLIVEIRA

 

Profa. Amone Inácia Alves

https://drive.google.com/file/d/1XSuSABwlCRB1BrOKYSaxw5jLsQv9g5Uu/view?usp=sharing

Educação escolar urbana para indígenas: o caso dos A’UWÊ UPTABI em Nova Xavantina e Campinápolis

AILA OLIVEIRA SERPA

 

Prof. José Paulo Pietrafesa

https://drive.google.com/file/d/1ZTnRxe_-DKlgrmgHK_7nNQff6QULB7Qz/view?usp=sharing

Memórias necessárias: narrativas e histórias de mulheres negras quilombolas do município de Monte Alegre de Goiás

IVONE XAVIER MENDES

 

Profa. Amone Inácia Alves

https://drive.google.com/file/d/1jccSA_It9wrx0m5415PMsNt9vaRfshlL/view?usp=sharing

ASCORALINAS: mulheres em movimentos

JOANA DE OLIVEIRA FERREIRA PAIVA

 

Profa. Amone Inácia Alves

https://drive.google.com/file/d/1eRmWh7UcT4qjP0dvbYb_NJNrmdf8AIP0/view?usp=sharing

O estágio supervisionado e a pandemia no ICB: o relato dos orientadores

SINARA ANTÔNIA FERREIRA PRADO

 

Profa. Amone Inácia Alves

https://drive.google.com/file/d/1tM07voVc84FVOGMbMqql64Fvh_HNeBsZ/view?usp=sharing

 

 

LINHA DE PESQUISA II - Estado, Políticas e História da Educação

O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (PECIM) no período 2019 a 2022: regulamentação, adesão e resistências

AMANDA MARQUES TOMAZINI

 

Profa. Miriam Fábia Alves

https://drive.google.com/file/d/1V35vaHJIwUDvZJnwn-9DoL_kFj-jHWRm/view?usp=sharing

O financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no período de 2010 a 2021: o caso da rede municipal de ensino de Goiânia

FERNANDA FERREIRA GOMES

 

Prof. Nelson Cardoso do Amaral

https://drive.google.com/file/d/1cD9YXvQDBFQ3_tE87TAGo4pvfStIOn7r/view?usp=sharing

Educação básica em tempos de pandemia de COVID-19: processos de tomada de decisão do estado de Goiás entre 2020 e 2021

FERNANDO WAGNER DA COSTA

 

Profa. Daniela da Costa Britto Pereira Lima

https://drive.google.com/file/d/1OgoFopZDYiHW5aJh8EEM7HOgV4bKh2wH/view?usp=sharing

A reforma do ensino médio e os itinerários formativos: autonomia ou esvaziamento da formação?

LUANY IRENE DE SOUZA BARBOSA

 

Profa. Karine Nunes de Moraes

https://drive.google.com/file/d/1uqZ-xGCBXwPJbMM5zDx1OIcbMvh-V7Zq/view?usp=sharing

A formação das alunas da escola normal Nossa Senhora Auxiliadora (Anápolis/GO – 1937/1946)

MANAEL BEM-ELSHAD JENNIFER ST FORT

 

Profa. Miriam Fábia Alves

https://drive.google.com/file/d/1NpjSqc7qIt7e8jCxqSfmuPUXU2Xr1mEw/view?usp=sharing

Memória e História: registros fotográficos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG (1968-2018)

DANIELLY CARDOSO DA SILVA

 

Profa. Diane Valdez

https://drive.google.com/file/d/1rx0BDvulcH8HnIKj5TRjfPbM3bLLcUbO/view?usp=sharing

Impactos do novo FUNDEB para a política de educação infantil, no período de 2021 a 2024

ELIANE FERNANDES

 

Prof. Nelson Cardoso Amaral

https://drive.google.com/file/d/17X-9RiYL8Jj8P4FXCcmeXcuvLMEZyEpv/view?usp=sharing

A reforma do Ensino Médio (lei nº13415/17) em Goiás: o caso do Centro de Ensino de Período Integral - CEPI Professor Pedro Gomes

HEMANUELLE DI LARA SIQUEIRA JACOB

 

Prof. João Ferreira de Oliveira

https://drive.google.com/file/d/1QBYg7_oN6F1B0JTIgy_smnegcWio-6SH/view?usp=sharing

Autoavaliação institucional e constituição da cultura institucional a partir do SINAES: estudo de caso da UEG

JOICY MARA REZENDE ROLINDO

 

Profa. Lúcia Maria de Assis

https://drive.google.com/file/d/1FnhDBDC80M8mWgTeALilwF3akD-cZfz7/view?usp=sharing

Censo escolar da educação básica e direito à educação no Brasil: elementos históricos, relações, contribuições e potencialidades

LUCIANO ABRÃO HIZIM

 

Prof. João Ferreira de Oliveira

https://drive.google.com/file/d/1a0wWJgcCd-2hp_nm7fGmJJEQiBt37e4Y/view?usp=sharing

O lugar da educação superior a distância na formação de professores no Brasil, Argentina e México

MARIA APARECIDA RODRIGUES DA FONSECA

 

Profa. Daniela da Costa Britto Pereira Lima

https://drive.google.com/file/d/1tbh_uYMjPzDfCtv5kgvAMZy1RXfN8lSS/view?usp=sharing

Os jesuítas e a organização da Universidade Católica de Goiás:

percursos históricos e desafios de uma ordem religiosa no ensino superior em Goiás (1954-1979)

MAXIMILLIANO GONÇALVES DA COSTA

 

Profa. Miriam Fábia Alves

 

https://drive.google.com/file/d/1duPMOow5l_7oTtKZXFT0WQnK2JZFR-xh/view?usp=sharing

A reforma educacional Pacto pela Educação no estado de Goiás: as implicações no trabalho docente

SUELY PEREIRA DE SOUSA

 

Profa. Lúcia Maria de Assis

https://drive.google.com/file/d/13E5s3AVjlZ2o9pP_WIUdBS49tEv3H0tS/view?usp=sharing 

 

LINHA DE PESQUISA III - Cultura e Processos Educacionais

Cinema, escola e infância: da poética do cotidiano infantil à potência do gesto criativo

LUCIANA ALVES

RODRIGUES

 

Profa. Rita Márcia Magalhães Furtado e

Profa. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha (coorient.)

https://drive.google.com/file/d/1L2zFqWz4bjvhi5zfjlnOCQSGsFipWcYm/view?usp=sharing

A imaginação, os processos criativos e o

brincar no desenvolvimento da criança

PRISCILA LORRANE

ARAÚJO ALVES

 

Profa. Márcia Ferreira Torres Pereira

https://drive.google.com/file/d/1i_V65cPWOMUwPiOBDZqFJDvUz4RCS53l/view?usp=sharing

O potencial formativo da

literatura de Paulo Leminski:

contradições da racionalidade administrada

REJANE ALVES PEREIRA

 

Profa. Silvia Rosa da Silva Zanolla

https://drive.google.com/file/d/1N41XIBDZY22IzDse6GaF6ptGGeLLJAET/view?usp=sharing

Os processos educacionais na comunidade Kalunga de Monte Alegre de Goiás: reconhecimento e valorização da cultura

SIZENY NARCISO DE MORAES

 

Prof. Márcio Penna Côrte Real

https://drive.google.com/file/d/1iDg4bpGggjPuRKvPygymG3TdXe6j1qI-/view?usp=sharing

As estratégias para permanência na Educação Superior: trajetórias de jovens universitários de camadas populares

RUBIANNY MARIA SALES ROCHA

 

Profa. Rita Márcia Magalhães Furtado

https://drive.google.com/file/d/1q-bxt_UcmWgunIKL2EzxlmR4lnOpdOB_/view?usp=sharing

Formação humana e experiência estética na canção de Milton Nascimento

KÉSIA MENDES BARBOSA OLIVEIRA

 

Prof. Márcio Penna Côrte Real

https://drive.google.com/file/d/1jj3Htkwbco4yx4gGTTElccjSAiUGmUpV/view?usp=sharing

Cultura e educação: discutindo a interculturalidade no contexto brasileiro bissau-guineense

OSNIEL PAULO INSALI

 

Prof. Wilson Alves Paiva

https://drive.google.com/file/d/1IVnQ8A-vAghzuOTShtIAFaz4g6Fw390_/view?usp=sharing

O visível e o invisível na cultura cigana: uma educação para invisibilidade voluntária

MARIA LÚCIA RODRIGUES

 

Prof. Wilson Alves de Paiva

https://drive.google.com/file/d/1UgBmwKghV_Z60EbpBtx7Q99MH6VN5OR9/view?usp=sharing

 

LINHA DE PESQUISA IV - Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo

Educação para a democracia: reflexões a partir de Edgar Morin

ALFREDO HENRIQUE

CORRÊA DE PAULA

 

Profa. Marilza Vanessa Rosa Suanno

https://drive.google.com/file/d/1sAQZs200hbxMPKNVzKubMpRYa5JeeAGo/view?usp=sharing

Escola e ecologia de saberes da floresta: a experiência do município de Parintins-AM

TAYNNARA RODRIGUES DE O. FRANCO

 

Profa. Marilza Vanessa Rosa Suanno

https://drive.google.com/file/d/1TbQ4_ct8FWMGTaKQPobGPHoe3qiwe2Es/view?usp=sharing

Desafios e possibilidades na educação infantil: o protagonismo das crianças no processo educativo-pedagógico da pré-escola

EDILENE FERNANDES DA COSTA DIAS

 

Profa. Ivone Garcia Barbosa

https://drive.google.com/file/d/1k5OUJdH0DpD89PE3zosbhwHcofeGJ80x/view?usp=sharing

Ouvindo professoras aposentandas: perspectivas sobre a identidade docente na

educação infantil

PATRÍCIA BARROS VIANA

SIMONINI

 

Profa. Ivone Garcia Barbosa

https://drive.google.com/file/d/1rC4aM53-BEglFidJaFJZrdwMoNazsKhp/view?usp=sharing

Migrações internacionais, direitos humanos, educação e infância: intercruzamentos e aproximações para um diálogo necessário

FERNANDA ALVES DE

OLIVEIRA

 

Profa. Ivone Garcia Barbosa

https://drive.google.com/file/d/1XsRAECSNbKXkKIMY9w9vA7LsZ25cgAg5/view?usp=sharing

Educação matemática inclusiva: processos de ensino-aprendizagem

de matemática aos alunos com deficiência na educação de jovens adultos

WESLEY OLIVEIRA LUIZ

 

Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira

https://drive.google.com/file/d/1R_kF0a32YTWeD68J0A-4GTkTxVg16iG2/view?usp=sharing

A formação das pessoas com deficiência intelectual, para o mercado de trabalho, na cidade de Goiânia

KIARA KARIZY GUIMARÃES DE MELO

 

Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira

https://drive.google.com/file/d/1YFkr00_VjEMNc5eHzOz1yGrA3FK1rdi3/view?usp=sharing

O profissional de apoio à inclusão na rede estadual de educação de Goiás: um olhar sobre o perfil, atribuições e formação inicial a partir da perspectiva inclusiva

ANNY JACKELINE RODRIGUES DA SILVA

 

Prof. Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira

https://drive.google.com/file/d/1AVLRGjDZOE6LufqC-0MolmXG_gvHpDqN/view?usp=sharing

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil ofertado pelo NEPIEC-FE/UFG: do projeto formativo aos desdobramentos na formação e profissionalização docente

ESTER ALVES LOPES MENDES

 

Profa. Ivone Garcia Barbosa

https://drive.google.com/file/d/1t2eGvSf_04qZqH5NZCbXGZe0J8tQVoP6/view?usp=sharing

A constituição dos grupos/núcleos de estudos e pesquisas da infância na região Centro-Oeste

LILLIANE BRAGA ARRUDA

 

Profa. Ivone Garcia Barbosa

https://drive.google.com/file/d/1CS6kT8FRMxS9MPIdSxaorRh8zyiEsvu7/view?usp=sharing

 

LINHA DE PESQUISA V - Fundamentos dos Processos Educativos 

A (re)produção de desigualdades educacionais: o fracasso escolar e a questão racial

GABRIEL ROCHA

FREITAS

 

Profa. Gina Glaydes

Guimarães de Faria

https://drive.google.com/file/d/1rJQG_neODXLQvLw3hx9wrmFqS83GoiT9/view?usp=sharing

Educação socioemocional: um discurso neoliberal

BEATRIZ PITA

STIVAL

 

Profa. Gina Glaydes

Guimarães de Faria

https://drive.google.com/file/d/1Vc0P0RwQ3g4MX0bYzCy7rLAok0Askl0P/view?usp=sharing

A educação profissional técnica em saúde de nível médio no Instituto Federal de Goiás: concepções e fundamentos

 

PATRÍCIA SANTIAGO

VIEIRA FURTADO

 

Profa. Marília Gouvea de Miranda

https://drive.google.com/file/d/1Y0rLxUHIDSGy_wqF_mAz56mdz8msmNnZ/view?usp=sharing

Crianças influencers no TikTok: que protagonismo é esse?

ISADORA CRISTINA

ACLESION MOREIRA  

 

Profa Juliana de Castro Chaves

https://drive.google.com/file/d/1a2cF6GVsUrRRRuqUH3mnY10KT0YGX0Oa/view?usp=sharing

A racionalidade das músicas nacionais mais tocadas em rádios e plataformas digitais no Brasil e a semiformação

FABIANO OLINTO DE

OLIVEIRA

 

Profa Juliana de Castro Chaves

https://drive.google.com/file/d/1NaUK22BjxI0jRniY6Pr4qKO1MzESHb2E/view?usp=sharing

Resistência em sujeitos em situação de reprovação escolar: histórias, condutas e

discursos em uma escola de ensino médio profissionalizante

VALÉRIA ALVES DE

LIMA

 

Profa. Anita Cristina Azevedo Resende

 

https://drive.google.com/file/d/1-HR7w7nrYo3huW6x1HKgrTik2BFFPlv5/view?usp=sharing

Grupos conservadores nas redes sociais digitais e a propaganda fascista: existem elos?

JEISON DA SILVA

MORES

 

Profa. Juliana de Castro

Chaves

https://drive.google.com/file/d/1M4wIt3Nbvs35RxLWtW7ukRfplj0KOB7i/view?usp=sharing

Qualidade da educação em meio ao neoliberalismo

ANA LUISA ROCHA

CASTRO

 

Profa. Gina Glaydes

Guimarães de Faria

https://drive.google.com/file/d/1EEUSC4u9QZPDAUgnbtcvlev9RcmcI2cw/view?usp=sharing

Processos de flexibilização na escola pública e suas relações com a reestruturação produtiva de acumulação flexível

DARLYENE IVIANE DA

COSTA SILVA

 

Profa. Marília Gouvea de

Miranda

https://drive.google.com/file/d/1CgZxs3pykx-eNRWeHEa1je-6vG3wk-PJ/view?usp=sharing

Itinerários formativos no ensino médio: um estudo bibliográfico

KAMILA BARROS

VIANA

 

Profa. Gina Glaydes

Guimarães de Faria

https://drive.google.com/file/d/1Hr06eyCbw-R_56VXyfJOmOViZI9f9Cdm/view?usp=sharing

As disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo do novo ensino médio - o caso do estado de Goiás

ARLEAN CHAVES

MARINHO

 

Profa. Marília Gouvea de Miranda

https://drive.google.com/file/d/1Ma_ukdAep-zgygpdwAsctkK095YL4BoK/view?usp=sharing