Apresentação

Sobre os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) / FE / UFG.

Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), resultam de um evento que acontece anualmente desde o ano 2003. Por ocasião da primeira edição do Seminário de Pesquisa do PPGE, o programa contava com 17 anos de Mestrado e dois anos de trabalho com a primeira turma de Doutorado. Desde então, o evento se consolida, tendo como propósito socializar, junto à comunidade acadêmica interna e o público em geral, as pesquisas acadêmicas, em andamento. Mestrandos e doutorandos expõem seus trabalhos, abrindo interlocução com estudantes e professores da pós-graduação, promovendo a interação entre as linhas de pesquisas, compondo um esforço coletivo que visa a formação acadêmica qualificada.

Os Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE constituem um evento que organiza suas edições em torno de temáticas. A eleição de uma outra temática, se funda na convergência entre o compromisso histórico e político do PPGE com a formação educacional socialmente referenciada e a captura de alguma questão conjuntural, com força de expressar os dilemas e tensões do campo. Constituem-se exemplos: A política de pós-graduação e a educação básica no Brasil (2011)Limites e avanços na relação entre teoria e prática (2015), Pesquisa na universidade pública: desafios da pós-graduação em educação (2017), Educação e (des) construção da democracia (2018).

A partir de 2019, quando se prepara a XVI edição do Seminário de Pesquisa do PPGE, e com a pretensão de dar maior visibilidade à produção acadêmica do programa, serão disponibilizadas, neste sítio, aos anais relativos às produções acadêmicas de mestrandos e doutorandos do PPGE, contadas a partir de 2015.

ISSN: 2596 - 3112